Este desporto aquático deriva do surf, sendo necessário equilibrar-se sobre uma prancha e realizar movimentos impulsionados através de um remo. O Stand Up Surf (SUP) pode ser feito por qualquer pessoa e em todas as idades. A intensidade do desporto varia de acordo com o local onde é praticado. Dessa forma, o SUP mais leve é feito geralmente num lago calmo. À medida que o local da prática muda, a modalidade vai se tornando mais complexa. Assim, o SUP pode ser praticado em alto mar, nas ondas do mar ou até nos rios.

A popularização do stand up paddle aconteceu nas ilhas havaianas entre as décadas de 1920 e 1950. Para fotografar e acompanhar os surfistas, os chamados Beach Boys utilizavam grandes pranchas com remo. Rapidamente tornou-se bastante popular entre as crianças havaianas. No entanto, com o avanço das novas tecnologias na fabricação das pranchas de surf, estas tornaram-se cada vez mais leves e menores, como consequência o Stand Up Surf acabou por cair no esquecimento, sendo praticado por pouquíssimas pessoas. Nos últimos anos o SUP recuperou força e passou a ser uma das atividades físicas e desportiva que mais cresceu ao nível de praticantes em todo o mundo.

Um grupo de jovens da ART passou a tarde no Centro Náutico, na Praia de Faro e teve a oportunidade de experimentar este desporto.

“Eu, jovem da ART Quinta Horta da Nora, participei numa atividade de Stand Up Paddle com alguns colegas, foi muito divertido e uma boa experiência. Deram-nos instruções para começar e foi muito fácil. Aprendes muito rápido e quando apanhares o jeito de estar em cima da prancha já se torna muito fácil e divertido.”

Martim, 17anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *