O primeiro Banco Alimentar em Portugal foi o de Lisboa, fundado por José Vaz Pinto e presidido desde 2002 por Isabel Jonet. Hoje existem 21 bancos alimentares em Portugal, que fazem campanhas em supermercados nas quais mobilizam muitos voluntários, sendo o maior movimento da sociedade civil em Portugal no pós-guerra.

Os bancos alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. Em Portugal, os bancos alimentares em atividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a ação de mais de 2.360 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confecionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 390.000 pessoas.

Os jovens da ART participaram na recolha de alimentos realizada no passado mês de março, em dois supermercados de Castro Verde.

Alguns elementos da ART’Magazine estiveram presentes na atividade e deixam aqui o seu testemunho:

“Olá, sou o Marco e tenho 15 anos, sou um utente da ART e participei na atividade do banco alimentar contra a fome, gostei bastante de participar, a interação com as pessoas por vezes foi desafiante, mas de resto foi tudo espetacular, senti-me bastante bem em ajudar pessoas carenciadas…”

“Olá, sou o Rafael e tenho 16 anos, sou um utente da ART, fui um participante do banco alimentar contra a fome, conseguimos recolher bastantes sacos. Foi um desafio encher os carrinhos com sacos pois as pessoas nem sempre colaboravam, mas tirando isso gostei de interagir com as pessoas. Foi um espetacular e sinto que consegui ajudar”.

“Ola sou o Martim e tenho 17 anos, eu fui uma das pessoas que participou no banco alimentar de Castro Verde, o banco alimentar é uma ajuda para as pessoas carenciadas e fizemos isto tudo de boa vontade. Foi a minha primeira vez e gostei porque me senti bem a ajudar as pessoas. Nós aqui em Castro Verde para ao banco de alimentar de Beja fizemos uma tonelada e meia em 2 dias.”

Escrito por: Marco e Rafael

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *