Convivemos com as nossas emoções o tempo todo. Elas fazem parte de quem somos e do nosso dia a dia. Antes de entendermos um pouco mais sobre o assunto, é importante ter clareza de que sentimentos e emoções são coisas diferentes.
Emoção é um conjunto de respostas químicas e neuronais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, está relacionado com a forma como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão interligados.
Para ficar um pouco mais claro, imagina que és exposto a algum tipo de situação, o teu cérebro liberta substâncias que alteram o teu estado emocional. Podem até acontecer algumas reações físicas, como choro ou suor, por exemplo. Perante um acontecimento, cada pessoa tem uma emoção diferente e ela costuma ser passageira.
Por outro lado, o sentimento pode durar muito tempo. Alguns exemplos de sentimentos são o ódio, a compaixão, o amor, a deceção e a inveja.
Foquemo-nos nas seguintes emoções humanas: Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva.
Alegria
Alegria pode representar bem-estar, disposição, positividade, extroversão, capacidade para o relacionamento e autoestima. Sentimos esta emoção quando conseguimos alcançar um objetivo.
A alegria é uma das formas que o corpo tem para incentivar a ação, além de atuar como uma recompensa também.
Tristeza
A tristeza quando acolhida e compreendida, auxilia na introspeção, na elaboração simbólica e integração das experiências, através da introversão. Porém, deves estar atento a esta emoção, quando não elaborada, é caracterizada pelo negativismo, culpa, passividade e impotência.
Medo
Medo é um estado emocional que surge como resposta a uma situação de eventual perigo. Auxilia-nos na nossa proteção, mantendo-nos em segurança. No entanto, pode também pode acarretar ansiedade e constrangimento.
Algumas alterações físicas que acompanham esta emoção são o aumento do batimento cardíaca, a aceleração da respiração e a contração muscular.
Inconscientemente, estas alterações físicas preparam o corpo para duas prováveis reações naturais: o confronto ou a fuga.
Nojo
O nojo é uma emoção que sentimos quando algo está moralmente errado, ou quando algo representa uma ameaça física para nós. É uma emoção primitiva e universal, que nos ajuda a permanecer seguros, afastando-nos de coisas prejudiciais. Mas, o nojo, ou a repugnância, também tem uma componente social: Utilizamo-lo para julgar outras pessoas e mantê-las à distância.
Raiva
A raiva manifesta-se através da conquista de espaço, força diante de possíveis injustiças ou invasões de limites físico e emocionais. No polo oposto, pode conter impulsividade, revolta, agressividade dirigida contra o outro ou contra ti mesmo diante de situações frustrantes.
Escrito por Edgar