No dia 29 de março, no âmbito do intercâmbio da escola secundária de Águas Santas com o Projeto Bué D’Escolhas, eu e uma colega minha, acompanhados pelo nosso diretor e por uma monitora fomos até essa escola participar na palestra que se intitulava “o que fui, o que sou e o que quero vir a ser”. A plateia era constituída por 3 turmas e alguns dos jovens lá presentes eram jovens com comportamentos de risco. Iniciamos a conversa dando a conhecer as regras e o normal funcionamento da nossa comunidade.

Depois, eu dei o meu testemunho: apresentei-me e falei da minha longa jornada até chegar à ART. De seguida, foi a vez da minha colega dar o testemunho dela, altura que se sentiu uma maior agitação na plateia. No final, alguns jovens emocionaram-se e outros fizeram perguntas. Uma rapariga emocionou-se de tal maneira que pediu um abraço à minha colega (e eu pensei, que orgulho ser ART!).

Desta experiência consegui identificar algumas características nos jovens da plateia que eu também tinha: a baixa autoestima que nos faz querer pertencer aos grupos fixes, a negação, a arrogância.

No final, saí de lá com um sentimento bom, de termos sido úteis e termos feito a diferença na vida de alguém, nem que seja de apenas um dos jovens que ali estavam sentados.

Texto redigido pelo utente Wilson

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *