Durante o mês de março dois dos jovens da nossa comunidade – o Francisco Correia e o Hugo Pereira – que integram a atividade desportiva de kickboxing realizaram algumas demonstrações de defesa pessoal nas escolas do agrupamento de escolas Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante. Esta iniciativa decorreu no âmbito do combate ao bullying, dando a conhecer aos jovens técnicas fáceis e de rápida aprendizagem que poderão por em prática para se defender em situações abusivas de bullying.

No decorrer destas demonstrações os jovens da nossa comunidade apresentavam-se e já no final da demonstração contavam a sua história de vida, deixando os alunos que até então os observavam com um interesse mediano, com toda a atenção posta neles. No entanto, para o jovem Francisco houve uma destas demonstrações mais especiais que as restantes. No dia dessa demonstração – 7 de março – o jovem Francisco Correia, com um grande talento para a escrita em prosa e em verso – dedicou um poema sobre as mulheres às mulheres presentes, uma vez que no dia seguinte se comemorava o Dia Internacional da Mulher. O jovem relatou que “depois de ouvirem a minha história e ouvirem um poema dedicado às mulheres, feito por mim, as pessoas mudaram as suas expressões, como se não estivessem à espera que um jovem como eu fui e sou fosse capaz disso. As aparências iludem e enganam”.  Este poema destacava a importância e a dignidade da Mulher, chamando a atenção para o problema do machismo.

Ambos os jovens relatam que “foi uma experiência muito positiva e estas iniciativas são muito importantes porque vamos ganhando mais autoestima, confiança e criamos opiniões próprias”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *