No passado dia 08 de Março, dia em que se festejou o “Dia da Mulher”, um grupo de jovens da ART visitou durante todo o dia a Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO), Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1569. É uma Instituição Sem Fins Lucrativos com longa história em matéria de Intervenção Social no Concelho de Ourique, assume-se no início do século XXI como uma organização virada para o futuro, com inequívocas ambições de modernização e qualificação dos serviços que disponibilizam à comunidade onde está inserida.

A Mesa Administrativa da Misericórdia de Ourique, bem como os seus quadros e demais colaboradores, defendem uma filosofia de melhoria contínua do trabalho que desenvolvem, quer ao nível das respostas sociais que são directamente disponibilizadas à população através das valências de – Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Creche e Jardim-de-Infância – quer ao nível de todos os outros processos que suportam a actividade diária da instituição. A Missão da Santa Casa é, assim, contribuir para o desenvolvimento social do concelho de Ourique, através da promoção de respostas sociais, culturais e recreativas diferenciadas, que permitam apoiar subgrupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, económica ou pessoal, nomeadamente crianças, idosos e famílias.

Este apoio é desenvolvido através de respostas sociais específicas diversificadas, as quais se elencam seguidamente:

  • Lar de Idosos;
  • Centro de Dia;
  • Serviço de Apoio Domiciliário;
  • Creche;
  • Jardim-de-Infância.

A Santa Casa da Misericórdia de Ourique proporciona, ainda, a distribuição de produtos alimentares a famílias carenciadas do concelho, através do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAC), e fornecimento de refeições através do Programa Cantina Social.

É para destacar a excelente recepção e simpatia de todos desta casa, onde nos trataram de forma excepcional e única. Visitamos toda a IPSS, convivemos com os idosos do lar, com as crianças da creche…sem dúvida um dia excelente e a repetir.

Muito Obrigado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *