27 de Maio pelas 15h20

Dia especial, importante e que ficará marcado na história da nossa casa. Tivemos a honra de receber nas nossas instalações o excelentíssimo Professor Doutor João Costa, Secretário de Estado da Educação. Marcaram igualmente presença várias personalidades, como o Dr. Manuel Moreira (Presidente da Câmara Municipal Marco de Canaveses), Dr.ª Gorete Monteiro (Vereadora do Executivo da C. M. Marco de Canaveses com os pelouros da Saúde, Educação e Acção Social), Presidente Joaquim Oliveira (Junta de Freguesia de Bem-Viver) Presidente António Vieira (A.R.C.S Lourenço do Douro), Prof.ª Rosa (Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Sande), Prof. João (Diretor da EPAMAC), Dr. José Carlos (Diretor da Quinta do Horizonte ART de Paredes), Cristina (Voluntária no Projeto Musical) e dois jornalistas do Jornal Regional “A Verdade”.

Sentiu-se uma grande alegria na chegada dos convidados e um caloroso acolhimento. Feitas as apresentações todos se dirigiram para um convívio cerimonial num espaço muito acolhedor da nossa Casa: O “sagrado” Salão, local onde se partilham refeições e emoções, um local de família. Os apresentadores do evento foram Dr. Diogo (Psicólogo da Instituição) e Carolina Sofia (utente). A primeira apresentação foi um vídeo onde explicava quem somos, o que fazemos e a nossa maneira de encarar a vida. Nos convidados notou-se uma grande atenção no que lhes era apresentado. De seguida foi apresentada também uma peça de teatro por cinco utentes da Instituição do Projeto AnimArt que já percorreu várias escolas do concelho de Marco de Canaveses. No fim da peça foi feito um curto intervalo onde todos puderam conviver e beber uns belos sumos.

No decorrer do intervalo o Professor Dr. João Costa e Dr. Tiago Novais Pinto foram entrevistados pelo Jornal Regional “A Verdade”.

Quando retomamos a apresentação do evento, tivemos também o prazer de ouvir o Francisco (utente), vencedor do concurso de poesia realizado na semana anterior na instituição. Francisco declamou o seu poema “Caminhos”.

De seguida um momento musical. Assistimos à actuação das meninas Ruana, Filipa, Cláudia e Marisa (utentes), a mostrarem no que realmente são boas. Apresentaram-nos “Hallelluajah” de Alexandra Burke e “Melhor de mim” de Marisa. As jovens são também candidatas para o mais recente concurso na cidade, o “Marco a Cantar”.

Na cara dos convidados notou-se um especial agrado, acompanhado de um largo sorriso e as jovens foram “prendadas” com uma grande salva de palmas. No fim das atuações o Secretário de Estado da Educação e o Presidente da Câmara felicitaram-nas pelas suas fantásticas interpretações. De seguida o Presidente da Câmara do Marco de Canaveses falou-nos um pouco sobre o trabalho dele, conferenciou-nos também que o que o trouxe à Instituição não foi somente a vinda do Secretário Estado, mas, o mérito da Instituição. “Eu acho que o trabalho que fazem aqui é inestimável” disse o Presidente da Câmara. Honrou-nos também a sua opinião sobre a Instituição, “Nós queremos! Nós merecemos ter sucesso!”. Agradeceu a todos os funcionários da ART pelo trabalho que fazem com todos os jovens. “Notícias boas sobre a Instituição” deixam-no feliz, disse o próprio.

De seguida, foi apresentado um vídeo que nos dá a conhecer alguns projetos realizados na Instituição, entre eles:

-AnimArt; Música, Futsal, Kick, Dinâmicas Pedagógicas, entre outras…

A tarde prosseguia e tivemos o privilégio de assistir ao testemunho, na primeira pessoa e “in loco” de dois utentes, “Quem são vocês?”.

Um deles conferenciou-nos “Fazia muitas porcarias e nunca me abandonaram”, referindo-se à equipa. Outro deles disse “Aqui mostraram-me que podemos confiar e tornamo-nos melhores”.

Depois disso assistimos ao discurso do Prof. Dr. João Costa:

“Queria em 1ºlugar agradecer muito ao Director e a toda a equipa”. Disse também que na entrevista lhe tinham perguntado o que o trouxe aqui à ART, “Não vim cá só por ser convidado, mas também por saber, que na educação o trabalho mais difícil é este que aqui fazem… Acreditar que todas as vidas valem a pena. O que fizeram esta tarde foi tornar-me mais feliz, eu já era feliz mas depois disto, sou muito mais”.

No final de todos os discursos, o nosso Diretor da ART de Magrelos, Dr. Tiago, disse: “Por vocês todos, vale a pena viver em sacrifício”. Foi também completo em puzzle (simbolo da Art) onde 9 jovens foram colocando cada peça dizendo uma frase do que significava a escola para cada um deles, onde no final o secretário de estado disse: “A escola para mim é isto! É terem a capacidade de sonharem e terem um bom futuro”.

Para finalizar a nossa tarde foi tirada uma foto de grupo e disfrutarmos de um bom lanche.

Agradecimentos:

  • Toda a equipa da ART Magrelos;
  • Dr. João Costa, Secretário de Estado da Educação;
  • Dr. Manuel Moreira, Presidente da C.M de Marco de Canaveses;
  • Dr.ª Gorete Monteiro, Vereadora Saúde, Educação e Acção Social;
  • Prof.ª Rosa, Vice Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Sande;
  • Prof. João, Diretor da EPAMAC;
  • Presidente Joaquim Oliveira, Junta de Freguesia de Bem-Viver;
  • Presidente António Vieira A.R.C. S Lourenço do Douro;
  • Dr. José Carlos José Carlos, Diretor da CT ART Paredes;
  • Voluntária Cristina;
  • Jornal “A Verdade”;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *