No dia 19 de Abril os jovens da ART tiveram a oportunidade de participar num workshop sobre sexualidade, acompanhado pela psicóloga Elisabete Silva e por um dos jovens da ART.

Este workshop teve como principal objetivo o esclarecimento de dúvidas, através de algumas demonstrações de como se colocar um preservativo feminino e masculino, informações sobre o risco de doenças sexualmente transmissíveis, o risco de engravidar, as várias formas de prevenção e todos os cuidados a ter antes e depois da relação sexual.

O jovem da ART que participou neste workshop teve um papel fundamental, pois auxiliou na apresentação dos vários temas debatidos, bem como ajudou na demonstração de alguns procedimentos.

Uma das utentes que participou nesta apresentação, em conversa com o Artmagazine, disse ter achado bastante esclarecedor. “Nunca tinha visto um preservativo feminino. Embora já soubesse da sua existência, não sabia sequer como era o seu aspeto e como se colocava. Achei curioso saber que se podia colocar 8 horas antes da relação sexual”.

Uma das informações passadas aos jovens da ART que gerou muita curiosidade e admiração teve a ver com a possiblidade de se apanhar ou não o HIV pela saliva. Para espanto de muitos são precisos 5 litros de saliva para se poder apanhar esta doença, o que é praticamente impossível ocorrer esta quantidade de troca de saliva numa relação sexual ou durante uma vida a dois.

Foi sem dúvida uma sessão bastante esclarecedora e que permitiu aos nossos adolescentes ficarem mais informados acerca de um assunto que é tão desconhecido e por vezes polémico nesta fase da adolescência. Proteger é preciso e saber ajudar quem precisa também!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *